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Política do Brasil


Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição. O Brasil é uma república porque o chefe do Estado é eleito pelo povo, por mandato. É presidencialista porque o presidente da República é chefe de Estado e também chefe de governo. É federativa porque entre os federativos têm autonomia política.

A União está dividida em três poderes, independentes e harmônicos entre si. São eles o legislativo, que elabora leis; o executivo, que atua na execução de programas ou prestação de serviço público; e o judiciário, que soluciona conflitos entre cidadãosentidades e o Estado.

O Brasil tem um sistema pluripartidário, ou seja, admite a formação legal de vários partidos políticos. Estes são associações voluntárias de pessoas que compartilham os mesmos ideais, interesses, objetivos e doutrinas políticas, que tem como objetivo influenciar e fazer parte do poder político.

Em 1980, o cientista político Sérgio cunhou a expressão "presidencialismo de coalizão" para definir o mecanismo de funcionamento do regime político-institucional brasileiro. O presidencialismo de coalizão designa a realidade de um país presidencialista em que a fragmentação do poder parlamentar entre vários partidos obriga o executivo a uma prática que costuma ser mais associada ao parlamentarismo. Segundo Arranches, mesmo eleito diretamente, o presidente da República, torna-se refém do Congresso



Tradução inglês:

The Brazilian Policy works under the model of a presidential federative republic, formed by the Union, the states, the Federal District and the municipalities, the exercise of power is attributed to distinct and independent bodies, submitted to a control system to guarantee compliance with the laws and the Constitution. Brazil is a republic because the head of state is elected by the people, by mandate. He is presidential because the president of the republic is head of state and also head of government. It is federative because among the federatives they have political autonomy.

The Union is divided into three powers, independent and harmonious with each other. They are the legislature, which makes laws; the executive, who works in the execution of programs or provision of public services; and the judiciary, which resolves conflicts between citizens, entities and the State.

Brazil has a multi-party system, that is, it admits the legal formation of several political parties. These are voluntary associations of people who share the same ideals, interests, objectives and political doctrines, which aim to influence and be part of political power.

In 1980, political scientist Sérgio coined the expression "coalition presidentialism" to define the functioning mechanism of the Brazilian political-institutional regime. Coalition presidentialism designates the reality of a presidential country in which the fragmentation of parliamentary power between various parties forces the executive to a practice that is usually more associated with parliamentarism. According to Arranches, even directly elected, the President of the Republic, becomes hostage to the Congress

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