Pular para o conteúdo principal

Comissão Mista discute impacto da criação de imposto único nas finanças dos municípios

Senador Izalci em Comissão Mista sobre tributação municipal. 

A proposta de criação do Imposto sobre Valor Agregado, IVA, que faz parte do texto da reforma tributária em análise no Congresso Nacional, foi um dos pontos mais abordados pelos parlamentares na reunião da Comissão Mista da Reforma Tributária, realizada nesta quarta-feira (19).


Com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, o senador Izalci Lucas quis saber se os municípios apoiariam a medida ou se haveria alguma ameaça à capacidade municipal. “Temos duas propostas tramitando que preveem a criação do IVA e concordam com a ideia de que ele geraria receitas para todas as esferas da federação, mas divergem sobre a autonomia dos entes subnacionais. Qual seria a posição da CNM sobre esse ponto?”, perguntou o senador, ao lembrar que o aumento do IVA pode elevar a alíquota dos municípios e restringir as receitas.


Glademir Aroldi afirmou que a CNM defende o IVA único, com a participação de um comitê gestor paritário para que estados e municípios, junto com a União, possam trabalhar a situação do controle e administrar esses recursos. Ele explicou que a confederação defende o compartilhamento e salientou que só vai ser possível compensar o ente da federação, que porventura tiver perdas de arrecadação, se tivermos esse comitê gestor igualitário.


“Isto é muito importante, senão a decisão fica comprometida. É uma mudança de cultura de arrecadação que precisa ser enfrentada neste momento. Estou dizendo que precisamos de mais transparência no que diz respeito aos números arrecadados e que possamos trabalhar conforme a necessidade de cada ente, com compartilhamento de receita, e me parece que há concordância do ministro Paulo Guedes, nesse sentido”, avaliou Aroldi.


O presidente da CNM destacou ainda que a entidade, que representa cerca de 90% dos municípios brasileiros, é contra o aumento da carga tributária e a favor da melhor distribuição do que é arrecadado atualmente. Segundo ele, 85% dos gestores municipais consideram a reforma importante ou muito importante para o país.


Imposto Único

A ideia do IVA, proposto pela Reforma Tributária é simplificar o regime tributário atual por meio da substituição de cinco impostos que incidem sobre o consumo: PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto sobre Serviços).

Fonte:

https://izalci.com.br/sem-categoria/setor-produtivo/incentivos-fiscais/comissao-mista-discute-impacto-da-criacao-de-imposto-unico-nas-financas-dos-municipios/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le