Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Bolsonaro compartilha notícia falsa de que STF o impediu de agir

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou em sua rede social um vídeo no qual o comentarista Milton Cardoso, da afiliada da Band em Porto Alegre, critica as medidas de combate ao coronavírus adotadas pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e transmite desinformação sobre a doença.

No vídeo, o comentarista diz que "tiraram os poderes do chefe da nação" e que a "vontade do presidente" de fazer o isolamento vertical foi ignorada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

No dia 15 de abril, o Supremo decidiu que, além do governo federal, os governos estaduais e municipais passariam a ter poder para determinar suas regras de isolamento social e restrição de transporte em razão da epidemia. Na ocasião, o STF julgava uma ação do PDT contra uma medida provisória do presidente que tinha por objetivo concentrar no governo federal o poder de editar regras sobre o tema.

Bolsonaro sempre foi contrário ao isolamento social e criticou Mandetta, estados e municípios que adotaram a medida, recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e por especialista de todo o mundo para evitar a propagação da covid-19. Na avaliação do comentarista da Band, no entanto, Mandetta é um "marqueteiro". Ele se queixou das recomendações do então ex-ministro para que a população só procurasse hospitais se estivessem com falta de ar combinada a outros sintomas. Na época, essa recomendação buscava evitar a superlotação do SUS (Sistema Único de Saúde) e os riscos de pessoas sem a doença acabarem contaminadas por irem aos hospitais.

O colunista também defendeu o tratamento da doença com azitromicina e hidroxicloroquina, combinadas. Bolsonaro foi duramente criticado durante o período em que esteve contaminado pelo coronavírus por defender em suas redes sociais o uso dos remédios e por concluir que sua cura se deveu aos medicamentos.

mando de Bolsonaro, o Ministério da Saúde também publicou em maio um protocolo recomendando aos médicos do SUS (Sistema Único de Saúde) que receitassem os compostos a pacientes em estágio inicial de contágio, o que é desaconselhado pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde) e SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). As entidades afirmam que falta comprovação científica para ao uso desses medicamentos em pacientes com covid-19 e que seu uso precoce pode trazer riscos à saúde do coração. Milton Cardoso O comentarista da afiliada da Band no Rio Grande do Sul também comanda um programa de rádio da mesma emissora na cidade. Ele virou notícia em março deste ano, quando mandou cortar o o microfone de um convidado.

O deputado estadual Fábio Ostermann (Novo-RS) teve a fala interrompida enquanto criticava a política de repressão às drogas. Depois de impedir a argumentação do entrevistado, Cardoso chamou o parlamentar de "imbecil".

"Tu não tem responsabilidade. Defendendo drogas nos dias de hoje. Tu não tem experiência nenhuma de vida. Tu é um coitado, um imbecil e com mandato", disse o radialista.

Fonte: Do UOL, em São Paulo 11/08/2020 08h50 Atualizada em 11/08/2020 10h48... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/08/11/jair-bolsonaro-video-mandetta-coronavirus.htm?cmpid=copiaecola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le