Pular para o conteúdo principal

Excepcional: PM tira de circulação 1.230 armas de fogo, são quase seis a cada 24 horas



Em sete meses, PM tira de circulação 1.230 armas de fogo, são quase seis a cada 24 horas


As armas foram apreendidas nos 141 municípios. Entre elas estão revolveres, pistolas, espingardas, rifles e submetralhadoras, além de munições – tudo recolhido durante o trabalho ostensivo.


De janeiro a julho deste ano, a Polícia Militar tirou de circulação em todo estado de Mato Grosso - 1.230 armas de fogo dos mais variados calibres. Na prática, são quase seis armas recolhidas a cada 24 horas.

O resultado é reflexo das abordagens realizadas pelos policiais com o objetivo principal de preservar a vida e a integridade física de cada mato-grossense.

O subchefe de Estado Maior, coronel Wankley Corrêa Rodrigues destaca a importância das ações preventivas realizadas pela corporação.

“Sabemos que um dos principais motivos dos crimes violentos no país é o elevado número de armas ilegais que circulam indevidamente. E o trabalho ostensivo e contínuo realizado pela PM tem contribuído bastante para que os números da violência retrocedam no estado”.

O coronel destaca ainda que com a intensificação das diversas ações policiais, principalmente nos bairros e o apoio do setor de inteligência, a Polícia Militar tem obtido sucesso na apreensão de armas ilegais.

“A obstinação e dedicação de cada policial merece os nossos mais sinceros elogios e o reconhecimento por parte  da corporação e da população”, afirma Rodrigues.

Exemplo da eficiência dessas operações fica evidente nas 24 horas transcorridas entre os dias 25 e 26 de julho, quando a PM conseguiu retirar de circulação uma pistola .40, uma espingarda e três rifles, em Cuiabá, Sorriso, Sinop e Nova Nazaré.

Para coronel Rodrigues, são ações específicas e bem articuladas realizadas em várias regiões do estado que lograram êxito no objetivo de apreender as armas e munições, que é uma das causas principais dos crimes ocorridos.

Outros exemplos foram às apreensões de uma submetralhadora, duas espingardas e um revólver nas cidades de Sinop e Vera, no final do mês de julho.

Interior

No dia 15 de julho, dois homens foram presos na cidade de Nova Ubiratã depois de denúncias de invasões na área rural da cidade. Na ocasião, foram apreendidas três espingardas de calibres 28, 32 e 38, além de dois revólveres de calibre 38.  

Batalhão Ambiental

Em continuidade ao trabalho ostensivo no combate ao crime ambiental, essa ocorrência foi atendida na cidade de Sinop e resultou na prisão de um homem denunciado de ser vendedor de armas.

Foram tiradas de circulação uma pistola .380 e várias caixas de munições vazias. Dentro de um cofre estavam as munições intactas de vários calibres. Os militares encontraram ainda uma espingarda, dois rifles, uma espingarda de pressão, 342 munições de cal .380 recarregadas, 52 munições calibre 38 recarregadas, 82 munições calibre 22 original, 150 munições calibre 380 original, 3 mil espoletas para recarregar calibres .380 e .500, além de estojos com munições de calibres 22 e 38.

Foram apreendidos ainda 341 cápsulas de calibres .380, 9 milímetros e uma de .40. Um fraco de um quilo de pólvora, pacotes com bucha para recarregar cartucho calibre 28, dois cases, sendo um de pistola e outro de rifle, além de peãs usadas na máquina, uma luneta e outros equipamentos. A unidade apreendeu durante os sete meses 45 armas de fogo e 414 munições.


Outra preocupação são os simulacros usados nos crimes. Nos sete meses foram apreendidas no estado 198 réplicas de arma de fogo. Uma delas, o suspeito que era traficante intimidava os moradores com um simulacro de fuzil.

A equipe da Rotam realizava patrulhamento pelo bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, quando viu o homem com a possível arma na frente de casa. Durante o procedimento, além de descobrir se tratar de um simulacro, os policiais apreenderam mais um simulacro de pistola, 12 tabletes de maconha, dois tabletes de pasta base de cocaína, uma sacola com pasta base de cocaína, mais 11 porções de maconha, oito sacolas com ácido bórico, dois celulares e dois cadernos com anotações do tráfico, além de três balanças, duas máquinas de cartão de crédito e dinheiro.

Fonte: http://www.pm.mt.gov.br/-/15131848-em-sete-meses-pm-tira-de-circulacao-1.230-armas-de-fogo-sao-quase-seis-a-cada-24-horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le