Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil conclui que PMs mataram jovem

Polícia Civil conclui que PMs mataram jovem em Fortaleza 'em legítima defesa'; pai da vítima contesta


Jardeson Rodrigo Rodrigues Martins, de 21 anos, foi morto em fevereiro deste ano.


Conteúdo:

Por G1 CE

16/08/2020


A Polícia Civil do Ceará concluiu que Jardeson Rodrigo Rodrigues Martins, de 21 anos, estava na posse de uma arma de fogo e que os policiais militares que atiraram nele agiram "em legítima defesa". A família do jovem contesta essa versão, nega que ele estivesse armado e afirma que Jardeson foi morto pelas costas.


Jardeson foi baleado em uma intervenção policial no Bairro Padre Andrade, em Fortaleza, na madrugada de 13 de fevereiro deste ano.

Conforme a Polícia Civil, o 7º Distrito Policial foi o responsável por investigar uma ocorrência de pessoas armadas nas redondezas da Areninha da Lagoa do Urubu, que culminou em troca de tiros com a Polícia Militar do Ceará (PMCE).


"Durante a troca de tiros, Jardeson Rodrigo Rodrigues Martins (21), com antecedentes criminais por roubo e desacato, foi lesionado e socorrido com vida para unidade hospitalar, no entanto veio a óbito. A arma que estava em posse de Jardeson Rodrigues foi apreendida e os fatos foram apresentadas ao 7°DP", afirma a instituição em nota.

"A PCCE informa que a intervenção militar foi em legítima defesa, e as provas colhidas foram remetidas ao Poder Judiciário", afirma ainda a Polícia Civil, em nota.


Os PMs que participaram da ação são investigados administrativamente, pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), que "instaurou procedimento disciplinar para apuração do fato na seara administrativa, estando este, atualmente, em andamento. Devido o caráter sigiloso, não é possível dar detalhes sobre as diligências adotadas".


A Polícia Militar não se manifestou sobre o caso.


Versão da família


O pai de Jardeson, Gilson Rodrigues, rebate a versão da Polícia Civil: "É mentira". "Eles [policiais militares] mataram meu filho de costas. O tiro foi na nuca. Como é que uma pessoa de costas troca tiros com a Polícia?", questiona.


"Estava tendo um campeonato de futebol, que meu filho jogava. Terminou o jogo, ficaram na Areninha. Vinha uma viatura saindo da rua 'voado'. Todo mundo que estava na Areninha saiu correndo. Eles [PMs] saíram correndo atrás do meu filho, que se abaixou atrás de umas plantas, do jardim de uma residência. Quando meu filho pensou que eles já tinham voltado, ele se levantou e saiu correndo. Eles deram só um tiro na nuca do meu filho", conta Gilson.


Um vídeo mostra o exato momento em que Jardeson é baleado de costas e cai. Nenhuma arma de fogo aparece nas imagens, e o pai do jovem garante que o mesmo não andava armado. Depois, os policiais militares retiram o rapaz do local para levá-lo à viatura e, em seguida, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pirambu.


Gilson reclama da Polícia Civil, que o ouviu apenas uma vez após o filho ser baleado e passou seis meses sem dar informações da investigação à família do jovem morto - ao ponto de ele saber da conclusão do inquérito policial pela reportagem.


"Como eles tomaram a decisão só para eles e não falaram com a família? Para eles, acabou o assunto. Mas para mim, não acabou. Mataram meu filho!", brada o homem, que acredita na reversão do caso na Justiça Estadual e na punição aos policiais militares.


Jardeson Rodrigues gostava de jogar futebol - como fazia pouco antes de ser morto. Em homenagem, os amigos dele proporcionaram o "último gol" ao jovem. Um jogador chutou a bola, que passou pelo goleiro, bateu no caixão de Jardeson e balançou as redes. O vídeo viralizou nas redes sociais e ganhou repercussão nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le