Pular para o conteúdo principal

São Paulo começa a instalar câmeras corporais em PMs


Polícia Militar de SP em ação na Avenida Paulista durante protesto: policiais, agora, terão câmeras acopladas em seus uniformes

Foto: Fernanda Cruz - 4.dez.2015/ Agência Brasil

O governo de São Paulo começou, neste sábado (1), a instalação de câmeras corporais nos uniformes dos policiais militares do estado. A medida tem como objetivo dar mais transparência às ações policiais e havia sido anunciada pelo governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa no dia 22 de julho. 

"A utilização dos equipamentos tem como objetivo evitar eventuais abusos e registrar também desacatos e atos de violência cometidos contra policiais", afirmou Doria à época.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 585 câmeras foram instaladas e já são utilizadas na área do Comando de Policiamento da Capital. O governo diz também que está ainda em andamento uma licitação internacional para a aquisição de mais 2,5 mil câmeras.

A pasta também anunciou a criação de um grupo de estudos que tem como função "modernizar os protocolos de atuação" da PM paulista.

A primeira medida tomada pelo grupo foi proibir o uso de imobilização com chave cervical, popularmente conhecida como "mata-leão", para a contenção de suspeitos. A medida passa a ser válida neste sábado e, segundo a SSP, caso policiais sejam flagrados utilizando o método, "as medidas cabíveis serão tomadas". 

Violência policial 

No último mês de julho, pelo menos dois casos de violência policial foram identificados por meio de vídeos divulgados nas redes sociais. Em 20 de julho, um homem foi contido por policiais militares em João Ramalho, interior de São Paulo. As imagens mostram ele sendo retirado da residência com um "mata-leão" por parte de um agente. 

A Polícia Militar afirmou que o detido estava em uma moto sem placa e que havia fugido após não obedecer ordem de parada. Os policiais teriam conseguido alcançá-lo na sua casa, onde mais uma vez ele teria resistido à abordagem e "foi contido posteriormente".

Em 14 de julho, na zona oeste da capital, um motociclista também recebeu um "mata-leão" de um policial durante uma manifestação da categoria que reivindicava direitos trabalhistas. O motoboy estava com a habilitação vencida. 

Em nota, a Polícia Militar informou que a placa da moto estava encoberta e, após ter a ordem de parada negada e oferecer resistência, o homem teria sido contido. O caso foi registrado no 14º DP e a motocicleta foi apreendida.  

De acordo com dados divulgados pela SSP, as polícias Civil e Militar mataram, durante o horário de trabalho e a folga, 514 pessoas em supostos tiroteios somente no primeiro semestre deste ano. É o maior número da série histórica do governo paulista, que iniciou em 2001.

A pasta diz que o confronto não é opção dos policiais e que todas as ocorrências de morte em decorrência de intervenção policial são analisadas pelas instituições, rigorosamente investigadas e comunicadas ao Ministério Público.

A SSP também afirma que as gravações, que serão possibilitadas pelas câmeras corporais, preservam a atuação dos policiais e os direitos individuais dos cidadãos, além de fortalecer a produção de provas judiciais.

Informações: Carolina Figueiredo e Julyanne Jucá, da CNN, em São Paulo

1 de agosto de 2020 às 21:49
Atualizado 2 de agosto de 2020 às 09:00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le