Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Seis regiões do DF apresentam crescimento da epidemia


Pesquisa realizada pela Universidade de Brasília mostra aumento na taxa de reprodução do vírus nas regiões do Itapoã, Estrutural, Sobradinho II, Paranoá, Varjão e Pôr do Sol.

Pesquisa da UnB mostra crescimento da epidemia da covid-19 em seis regiões administrativas - (crédito: Júlio Minasi/Secom UnB)

Apesar de estudos mostrarem redução da epidemia do novo coronavírus no Distrito Federal, algumas regiões administrativas apresentam crescimento na taxa de reprodução do vírus. De acordo com o levantamento feito pelo Observatório de Predição e Acompanhamento da Epidemia Covid-19 da Universidade de Brasília (PrEpidemia), as cidades do Itapoã, Estrutural, Sobradinho II, Paranoá, Pôr do Sol e Varjão registraram número de reprodução acima de 1, o que indica um crescimento da epidemia nesses locais.

O dado é referente ao dia 12 de outubro. No geral, o Distrito Federal apresenta uma oscilação abaixo de 1. Segundo o estudo, há uma indicação de que a epidemia continua regredindo na capital federal, porém em ritmo menor. Essa variação está compatível com a redução do índice de distanciamento social aferido pela empresa InLoco, que chegou a 43,1% em 1º de outubro.

Para os pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), o distanciamento social é um bom indicador da eficácia das medidas adotadas pelo governo. A pesquisa também traz alternativas que o governo local deve considerar para maior eficiência nas ações de enfrentamento como:

1. Investir em inteligência epidemiológica para compreender os meios de contaminação que necessitam de melhores controles. Isso pode ser feito entrevistando-se os indivíduos que tiveram confirmação de infecção recente para identificar os possíveis locais de contaminação.

2. Investir na inteligência geográfica como instrumento de análise e apoio na compreensão da dispersão da contaminação por região, tendo como base os dados de testes positivados que estão sendo efetuados pela Secretaria de Saúde, para gerar protocolos regionais de ação e previsão, vinculando às disponibilidades hospitalares e à previsão de necessidades futuras.

3. Manter as atividades educativas a fim de conscientizar a população sobre a importância da manutenção do isolamento social, das medidas de higiene e do uso adequado de máscaras.

A pesquisa foi elaborada por um grupo de 26 pesquisadores que integram uma equipe multidisciplinar de especialistas de áreas como matemática, farmácia, engenharia elétrica, gestão ambiental, estatística, ciências biológicas, educação e outras. O intuito é acompanhar e avaliar a evolução da pandemia da covid-19 no Distrito Federal.

FONTE: Correio Braziliense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le