Policiais começaram buscas em São Sebastião, região do presídio, na madrugada desta quarta-feira (14); seis internos foram recapturados pela manhã. Administração da Papuda informou que detentos fugiram pelo teto.
Por Walder Galvão, G1 DF
14/10/2020 06h56 Atualizado
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) do Distrito Federal informou que 17 detentos fugiram do Complexo Penitenciário da Papuda na madrugada desta quarta-feira (14). Até a última atualização desta reportagem, seis detentos haviam sido capturados.
Por volta de 2h, policiais militares e penais iniciaram a procura dos internos. De acordo com a administração do presídio, eles fugiram pelo teto do Centro de Detenção Provisória (CDP) – onde ficam presos que ainda não foram condenados e aguardam por julgamento.
"Todas as providências necessárias já estão sendo tomadas, tanto para a recaptura dos foragidos, bem como para apuração das circunstâncias em que ocorreu a fuga", afirmou o secretário de Administração Penitenciária do DF, delegado Agnaldo Curado, por meio de nota encaminhada pela Seape.
Entre os fugitivos, dois cumpriam pena em regime fechado, 12 estavam no provisório e um no semiaberto. Um deles recebeu nível três de periculosidade, o que é considerado de risco pelo sistema penitenciário. Não há informações sobre os crimes cometidos.
As buscas ocorrem nas regiões próximas ao presídio, como São Sebastião e Jardins Mangueiral. Veja o nome dos detentos que estavam foragidos até as 13h:
Antonio Marcos da Silva de Souza
Paulo Henrique Silva de Castro
Wanderson da Silva Santos
Erison Vieira de Moraes
Márcio Vinícius de Souza Andrade
Romildo Santos da Silva
Ismauro Gonçalves de Oliveira
Gabriel Nathan da Rocha Bessio
Pétryck Cardoso de Souza
Thiago Henrique Souza Silva
Lucas Caldeira da Silva
A orientação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para quem tiver informações sobre os foragidos é que acione as forças de segurança pelos telefones:
Polícia Militar: 190
Polícia Civil: 197
WhatsApp da PCDF: (61) 98626-1197
Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Seape): (61) 3339-1345
Ainda no início da manhã, os policiais reforçaram as rondas em São Sebastião e no Jardins Mangueiral, regiões próximas ao Complexo Penitenciário da Papuda.
Os policiais percorreram áreas rurais e estradas de terra, na tentativa de localizar os detentos. Além disso, os ônibus que deixavam São Sebastião passaram a ser vistoriados. Os passageiros foram abordados por policiais militares.
De acordo com o porta-voz da Polícia Militar, o major Michello Bueno, os presos fugiram por uma região de mata, que fica atrás do presídio. De acordo com ele, a área tem vegetação densa, o que dificulta as buscas. "Possivelmente foram [os presos] para São Sebastião", disse.
De acordo com o militar, os criminosos ainda invadiram uma residência e conseguiram roupas.
Fuga na Papuda
Esta não é a primeira vez que ocorre uma fuga na Papuda este ano. No dia 28 de janeiro, três presos fugiram do presídio por um buraco aberto em uma das celas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o trio deixou o presídio pelo bloco 1 do CDP.
Em 17 de maio, um grupo de presos, também do CDP, tentou fugir durante a madrugada. Os detentos, que pertencem a uma organização criminosa, tentaram quebrar os cadeados das celas, entretanto, foram contidos pelos policiais penais.
Informações do G1
Comentários
Postar um comentário