Pular para o conteúdo principal

Eleições movem tabuleiro político no Distrito Federal

Flávia Arruda (PL). Foto: Divulgação

Ao terraplenar o terreno movediço por onde transita o Centrão, com a indicação de Flávia Arruda (PL) para a Secretaria de Governo da Presidência, Jair Bolsonaro abriu uma grande avenida à direita na política de Brasília.

De uma tacada, apaziguou a turma comandada pelo presidente nacional do PL, Waldemar Costa Neto, e construiu uma saída ultraconservadora para a campanha de 2022 na Capital da República.

Pré-candidata ao Senado, a deputada tem sido orientada a avaliar a possibilidade de concorrer ao Buriti. Seus articuladores atuam intensamente, pensando, inclusive, nas nominatas para deputados federais e distritais.

As manobras agradam ao Planalto. Na cabeça de chapa, Flávia deixa caminho livre para aliados de Bolsonaro como Laerte Bessa, que estava no ostracismo e assumiu como suplente dela.
Ex-deputado Alberto Fraga (DEM).

Outros que ganham espaço são o ex-deputado Alberto Fraga (DEM), amigo do Presidente, mas que não conseguiu emplacar no governo; e o ex-secretário de Segurança, Anderson Torres, que se filiará ao partido a ser escolhido por Bolsonaro, de olho numa cadeira na Câmara Federal.

À frente das tratativas, o marido da ministra, ex-governador José Roberto Arruda, tem se encontrado com parlamentares e com lideranças partidárias. Nessas conversas ele não faz segredo da mudança de planos quanto ao futuro da esposa.

Na segunda-feira (19), durante missa na igreja Sagrado Coração (615 Sul), Arruda tricotava com um cacique da política local, a quem admitiu que o projeto é tornar Flávia na candidata de Bolsonaro ao GDF em 2022.

A dupla chegou à conclusão de que, para isso, será necessário desidratar outros concorrentes, em especial o governador Ibaneis Rocha, inclusive dentro do MDB. Filiado ao partido, o chefe do Executivo não tem domínio sobre o diretório regional da legenda.
Senador Izalci Lucas (PSDB). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Outra chapa de direita praticamente inevitável seria a do senador Izalci Lucas (PSDB). Resta saber como ele comporia com seu suplente, Luís Felipe Belmonte, que pode concorrer ou lançar a esposa, Paula Belmonte (Cidadania), na briga pelo GDF.
Senador José Antônio Reguffe (Podemos). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Todos esses movimentos ficam em suspenso aguardando a definição de um único personagem: o senador José Antônio Reguffe (Podemos).

Ninguém quer disputar o mesmo páreo de Reguffe. Todos aguardam a definição dele: se tentará a reeleição ou o voo ao Buriti. Para a primeira opção, o senador é considerado “pule de 10”. Para o Executivo, a aposta é de que ele estaria, no mínimo, no segundo turno…




FONTE: BSB CAPITAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le