Pular para o conteúdo principal

Bebê, ainda com cordão umbilical, é encontrada dentro de lixeira no Sol Nascente, no DF



Recém-nascida foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao hospital de Ceilândia; quadro de saúde é estável. Polícia Civil investiga caso.




Por Sthefanny Loredo, TV Globo


05/05/2021


Ao lado da esposa, sargento do Corpo de Bombeiros segura menina encontrada dentro de depósito de lixo, no DF; na foto, catador que escutou choro da criança e outros militares da corporação — Foto: Arquivo pessoal


Segundo G1 uma bebê foi encontrada dentro de uma lixeira, na manhã desta quarta-feira (5), no Sol Nascente, região do Distrito Federal. A recém-nascida ainda estava com o cordão umbilical. A criança foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Ceilândia. O quadro de saúde é considerado "estável".

O sargento do Corpo de Bombeiros José Marques contou que passeava durante a manhã com os cachorros, quando um catador de materiais recicláveis disse que escutou o choro de uma criança, vindo de dentro do "papa-lixo" – como é chamado o contêiner que recebe rejeitos no DF.

"Corri, tirei a camisa, embrulhei ela e a levei até minha casa. Chegando lá, minha esposa limpou a criança e acionamos os bombeiros", contou o sargento.

O depósito de lixo em que a menina foi encontrada estava cheio, inclusive com restos de alimentos (veja fotos). O papa-lixo está localizado próximo à uma quadra de esportes da região.

Em seguida, militares do Corpo de Bombeiros levaram a criança até o hospital. A Polícia Civil informou que os agentes estão nas ruas para identificar quem abandonou a recém-nascida. O caso é investigado pela 19ª Delegacia de Polícia, do P Norte, em Ceilândia.

Bebê foi encontrada em meio ao lixo, no DF — Foto: Arquivo pessoal
Bebê foi encontrada em meio ao lixo, no DF — Foto: Arquivo pessoal

Entrega voluntária


Abandono de incapaz é crime e pode resultar em pena de prisão de até três anos, segundo o Código Penal.Entretanto, o Distrito Federal conta com o programa de entrega voluntária, da Vara de Infância e Juventude (VIJ).

A medida garante o direito à entrega, protegendo mulheres e crianças. A mulher que decide entregar o filho à adoção tem acompanhamento psicossocial e também do sistema de Justiça. O hospital onde ela ganha o bebê recebe um documento com essa informação.

Depois do parto, assim que tiver condições de saúde, a mulher passa por uma audiência para confirmar ou não o desejo de entregar o recém-nascido. A mulher tem assistência jurídica da Defensoria Pública em todo o processo.

"Se a mulher não quiser mesmo ficar com a criança, o juiz pode dar uma sentença de extinção do poder familiar e, assim, a criança será liberada para ser cadastrada e apresentada para uma família habilitada pela Justiça", explica a Vara da Infância.

Fachada da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Raquel Morais/G1
Fachada da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Raquel Morais/G1


Como ser atendida

A Vara da Infância conta com alguns atendimentos presenciais urgentes, que estão sendo agendados. Entre eles, está o atendimento de gestantes e mães que desejam entregar bebês para fins de adoção.

Para isso, a mulher pode escolher entre os meios de contato abaixo:

Mandar mensagem para o Whatsapp do serviço de adoção: (61) 99272-7849
Mandar e-mail para: sefam.vij@tjdft.jus.br
Ligar para a assessoria técnica da VIJ, (61) 3103-3388 entre 12h e 19h, de segunda a sexta-feira

Ao fazer contato, a grávida ou mãe deve solicitar agendamento para atendimento psicossocial de urgência. Em seguida, o serviço de adoção entrará em contato para o atendimento presencial

"Se a gestante ou mãe que tiver dificuldades de locomoção ou transporte, a VIJ disponibilizará a condução. E se preferir, uma equipe técnica pode ir até a casa da gestante fazer uma visita de urgência."

Informações do G1 DF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le