Pular para o conteúdo principal

GDF foge mais uma vez da Comissão Covid/DF e colegiado aperta o cerco



GDF FOGE MAIS UMA VEZ DA COMISSÃO COVID/DF E COLEGIADO APERTA O CERCO










Para o presidente da Comissão, senador Izalci, é preciso enviar aos órgãos pertinentes, tais como o Ministério Público e a Justiça, o relatório das denúncias recebidas e informações colhidas pelo colegiado, bem como garantir a convocação na CPI da Pandemia do ex-secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, preso na operação “Falso Negativo” da PF

O encaminhamento das informações foi tratado na reunião desta segunda-feira (31), quando a comissão ouviria representantes da Saúde e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, IGES/DF para discutir a falta de medicamentos e equipamentos nos hospitais e sobre a vacinação, entre outros assuntos. Por conta do silêncio do GDF, o senador Izalci Lucas disse que será preciso buscar outros caminhos para esclarecer fatos relacionados aos problemas da Saúde no DF.

“Vamos levar para a CPI, para a justiça, para onde for preciso, para esclarecermos isso tudo. A situação é grave, as pessoas estão abandonadas e precisamos fazer alguma coisa”, lamentou o senador.

Com a falta de acesso a informações sobre os gastos da Saúde e as repetidas ausências do governo local nas audiências realizadas, os parlamentares da comissão especial, formada para acompanhar o uso de recursos federais pelo governo do DF no combate à pandemia, decidiram enviar as informações reunidas durante quase um ano de trabalho para o Ministério Público e Polícia Federal, informando que a falta de transparência e cooperação do GDF está bloqueando o andamento dos trabalhos da comissão.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF) concordou que é necessário tomar medidas mais severas e afirmou que, se for o caso, até mesmo enviar denúncia pela ausência do GDF aos órgãos competentes.

“Temos uma Secretaria de Saúde com orçamento de R$ 7 bilhões e é inaceitável o que está acontecendo. Ficamos aqui esperando as autoridades chegarem, para ajudarmos a resolver os problemas e nada acontece. Temos que dar uma resposta para a sociedade”, avaliou a deputada.

GDF na CPI

Ibaneis Rocha e mais oito governadores foram convocados para depor na CPI da Pandemia no Senado e entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a convocação. Na ação, eles defendem que só podem ser investigados pelo legislativo estadual. Ao considerar a situação, Izalci Lucas disse que tem acompanhado as reuniões da CPI da Pandemia na condição de líder e destacou que vai pedir que sejam apresentados requerimentos para convocar membros e ex-membros do GDF, caso o governador Ibaneis não compareça. Um deles será Francisco Araújo, ex-vereador do interior de Alagoas e ex-secretário de Saúde do DF, preso na operação Falso Negativo, e que teve seu nome citado em reportagem recente feita pela revista VEJA que mostra a teia de esquemas de corrupção envolvendo o governo do DF.

“O ex-secretário de Saúde do Distrito Federal é uma das testemunhas mais importantes para a CPI e considero que seja a ponta do iceberg de um esquema nacional de corrupção”, analisou o senador.

Hospital de Base

Izalci Lucas ainda pediu atenção para uma informação que recebeu de médicos relatando a falta de condições no Hospital de Base que está ameaçando a continuidade do atendimento.

“A informação que tive é que não havia condições de continuar atendimento por falta de insumos e outros equipamentos”, disse o senador ao afirmar que vai buscar mais detalhes sobre o assunto.

Informações do www.Izalci.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le