Pular para o conteúdo principal

PSDB cevando Eduardo Leite para 2026


Eduardo Leite
O governador Eduardo Leite está a um passo da candidatura presidencial. Na semana passada seu nome ganhou fôlego, na esteira do lançamento pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso da pré-candidatura do senador Tasso Jereissati como nome tucano para competir no primeiro turno em 2022. Veterano, Tasso é um nome forte dentro do PSDB, mas a opção gaúcha parece mais adequada ao projeto político desse partido, que está pensando mais no futuro e na fórmula de alternância no poder do que nas refregas do ano que vem.

Cientista político profissional

Fernando Henrique Cardoso
Liderado por um cientista político profissional, FHC, o PSDB tem consciência de que a eleição de Bolsonaro não foi um acidente de percurso, como se quer fazer crer, mas um processo normal em todas as democracias modernas: alternância do poder. Sai o PT esquerdista, entra o PSL direitista (isto antes de se converter nessa bagunça política atual, sem configuração partidária, mas forte coloração ideológica). O mais é tudo detalhe de um processo dessa natureza. Por isto, o partido está pensando em jogar na alternância em 2026, seja quem for o presidente eleito o ano que vem. Eduardo Leite é o nome.

O recatado anti-Ciro

Esse é um projeto efetivamente de longo prazo. No primeiro turno os tucanos oferecem ao Brasil seu jovem quadro, um moço bonito, bem falante, calmo e educado, bem diferente de seus antecessores, os barulhentos Lula e Bolsonaro. Seria uma alternância além das ideologias e das configurações políticas, mas de geração e de postura. Com o recall da campanha de 2022, ele seria um nome forte. O exemplo é o ex-governador Ciro Gomes, que sempre arranca bem devido a essa capilaridade de seu nome. Entretanto, não passa em frente. O recatado Eduardo Leite seria o contraponto ao explosivo cearense, o anti-Ciro. É uma aposta bem pensada, dizem os marqueteiros do mercado eleitoral.

Leite voando mais alto

Esta é uma proposta de estratégica mirabolante, mas está circulando e sendo analisada nos meios políticos. Mais pé no chão, as dissidências tucanas veem no governador gaúcho uma alternativa ao governador de São Paulo, João Doria Jr, que é considerado nesses meios, uma figura tóxica no PSDB, gerando divisões e reações entre possíveis aliados, inviabilizando, assim sua pré-candidatura a presidente da República, como era seu plano. Neste sentido, essas lideranças admitem que Leite poderá não ter até 2022 condições objetivas de vencer Lula e Bolsonaro, talvez nem mesmo outros do bloco intermediário, como Ciro, Sérgio Moro, Mandetta ou outros nomes mais conhecidos, mas seria um pré-candidato imbatível numas prévias partidárias do PSDB.

Futuro do partido

A comunidade tucana adora o gaúcho e vê nele o futuro do partido. Com isto, estão vendo que em 2026 o pelotense poderá ser o furacão que se espera, pois só com ventos muito fortes a favor alguém chega à rampa do Palácio do Planalto. Mesmo com 5% ou 6% no primeiro turno, ele terá visibilidade para se manter na crista da onda por quatro anos e chegar à próxima eleição como a nova mensagem, como a opção de alternância. Leite é o político moderno, dizem. Tem a juventude a seu favor.

Fonte: Repórter Brasília 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto que o Brasil precisa

Willian Gonçalves Faria - Foto/divulgação       Willian Gonçalves faria, natural de Patos de Minas MG, 28 anos de idade, morador de São de Sebastião Distrito Federal , vem lutando pela melhoria das políticas pública de educação tem um projeto de sua autoria que percorre esferas do governo federal em prol da educação. O projeto: ”Ensino de Portas Abertas a Arte, Cultura e Inovação” – trabalhando o conceito vida consiste em introduzir dentro da matriz escolar soluções positivas junto a crianças e adolescentes apoiado pelos professores. Sendo construído em sala de aula em troca mútua de conhecimento, ou seja, o projeto consiste em inserir no dia a dia da escola ações que possibilitem tomadas de decisões com situações reais que acontecem no país. William Gonçalves Faria - Foto/divulgação  O jovem oriundo do Estado de JK, visionário igualmente ao presidente construtor da capital Federal conhecedor e experiente nas lutas e discurssões sociais por meio de ONGs e entidades representativas ecle

Do lado de Ibaneis: Celina Leão diz que Ibaneis é imbatível e que se reelegerá ao Buriti

A deputada federal Celina Leão (PP-DF), disse neste domingo(16), ao programa “Conectado ao Poder”, da Rádio Metrópoles, comandado pelo jornalista Sandro Gianelli, que em 2022 vai estar onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) estiver. Seja concorrendo à reeleição pelo seu atual partido, o MDB, ou pelo PP, partido que ela é filiada. Ao analisar o cenário político do DF, que se movimenta de forma frenética, mesmo distante a 1 ano e cinco meses do início da campanha eleitoral do próximo ano, a deputada Celina Leão disse ser “legitimas e democráticas” às candidaturas postas ao Buriti. Atualmente, o jogo político do DF se desenha com a candidatura do senador Izalci Lucas, pelo PSDB; da senadora Leila do Vólei (PSB) e da suposta candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) , partido que faz parte da base aliada do governador do DF. Diante de tal cenário, a deputada Celina Leão observou que enfrentar a reeleição do governador será um páreo duro para qualquer um de seus adversários que se a

Governador Ibaneis Rocha: a encruzilhada com suas paixões

 Fênix do Planalto 28 out 2020 Informações do Quid Novi Por Mino Pedrosa O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) entra na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) após denúncias no portal de notícias quidnovibrasil.com que revelou uma manobra na Secretaria Executiva de Fazenda, subordinada à Secretaria de Economia, que é comandada pelo supersecretário André Clemente. O feito tenta evitar o pagamento de tributos exigidos por lei aos cofres públicos. Para a façanha foram publicados dois Atos Declaratórios (nº 362 e nº 363), em 24 de julho deste ano para Ibaneis Rocha se esquivar de pagar os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos seus 138 imóveis milionários ao transferi-los para a empresa de sua  ex esposa Luzineide Getro de Carvalho. Ibaneis faz questão de ostentar a sua riqueza dando demonstrações públicas quando faz pagamentos e quando adquire bens de grande valor. Entenda o caso na matéria abaixo: https://quidnovibrasil.com le