Pular para o conteúdo principal

Europa e EUA ficam em lados opostos na disputa pelo comando da OMC

Os representantes dos mais de 160 países-membros deverão alcançar consenso sobre a nomeação até 9 de novembro


Por Redação


. 28/10/2020 15:00 (Atualizado em 28/10/2020 15:16)


Sem representante desde o início de setembro, após a saída do brasileiro Roberto Azevêdo, a OMC (Organização Mundial do Comércio) vê a disputa por sua liderança se transformar em um cabo de guerra entre os Estados Unidos e UE (União Europeia).

Os mais de 160 países que integram a OMC precisam alcançar um consenso sobre o novo diretor da organização até o dia 9 de novembro.

A UE apoia a eleição da economista nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, bem cotada desde o anúncio da renúncia de Azevêdo, em maio. Nesta quarta (28), no entanto, os EUA reafirmaram que estão ao lado da atual ministra do Comércio da Coreia do Sul, Yoo Myung-hee.

“Uma delegação não pôde apoiar a candidatura de Ngozi”, disse o porta-voz da OMC, Keith Rockwell, após uma reunião a portas fechadas do bloco, registrou a Reuters.



“A decisão em apoiar Okonjo-Iweala sinaliza o reforço da ordem multilateral defendida pela UE”, disse um funcionário da UE ao jornal britânico “Financial Times”. Se eleita, a ex-ministra de Finanças da Nigéria será a primeira liderança da OMC com origem na África.

Nesta terça (27), o presidente sul-coreano Moon Jae-in entrou em contato com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para pedir apoio à candidatura de Yoo, registrou a agência Yonhap.

A Coreia do Sul e o Canadá são membros do Grupo de Ottawa. O conjunto, que abrange também a UE, se contrapõe às tentativas dos EUA de desidratar a OMC.

A organização já vinha perdendo a influência que teve nos anos 1990 e 2000, como mediadora de conflitos comerciais entre as nações. Com a entrada de Donald Trump na presidência dos EUA, a queixa norte-americana, de que o país era “injustiçado”, se tornou mais frequente.

O novo diretor do órgão deve ser escolhido em meio a um momento desfavorável. A OMC, que tem como desafio recuperar seu posto de arbitradora das disputas comerciais, terá de fazê-lo em meio ao desgaste das relações entre China e EUA.

Informações no https://areferencia.com/economia/europa-e-eua-ficam-em-lados-opostos-na-disputa-pelo-comando-da-omc/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suspeito de chacina no DF é encontrado e troca tiros com a polícia

A perseguição contra Lázaro Barbosa de Sousa, acusado de matar 4 pessoas no DF, ocorre em Cocalzinho (GO), na noite deste sábado (12/6) As polícias Militar do Distirto Federal (PMDF) e de Goiás (PMGO) iniciaram, na noite deste sábado (12/6), um cerco contra o suspeito de matar quatro pessoas, em chacina ocorrida em Ceilândia, no Incra 9. Informações preliminares apontam que Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, roubou armas em uma fazenda à tarde . Ele fugiu com uma Beretta .22, uma pistola calibre .380 e 50 munições. homem foi localizado em Cocalzinho (GO) e, durante a perseguição, trocou tiros com a polícia. Informações preliminares apontam que três pessoas ficaram feridas e um refém estaria sob poder do criminoso. Lázaro é acusado de matar, na última quarta-feira (9/6), Cláudio Vidal de Oliveira, 48 anos, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15. Ele ainda sequestrou Cleonice Marques de Andrade, 43 anos. O corpo dela foi encontrado neste sábado, em um matagal. O cad

Ex-pastora posa nua no OnlyFans e diz que ‘recebeu chamado’ após ver ‘Titanic’

A ex-pastora, Nikole Mitchell, era líder de uma grande igreja nos Estados Unidos, mas afirma que seu “verdadeiro chamado” era outro. De acordo com matéria do UOL, a stripper, que faz sucesso no OnlyFans, contou que ao assistir “Titanic” e ver a cena em que Rose (Kate Winslet) posa nua para Jack (Leonardo DiCaprio), percebeu que gostaria de fazer o mesmo. “Lembro que estava na oitava série quando assisti ‘Titanic’, e quando a câmera passou pelo corpo nu da Kate Winslet, pensei: ‘Quero fazer isso quando ficar mais velha’”, disse. Então disse que sempre teve esse tipo de pensamentos: “Esses desejos sempre estiveram lá, mas eu não tinha ninguém com quem falar sobre isso porque logo aprendi que esse não é o tipo de conversa que você tem dentro da igreja, infelizmente”, contou. A ex-pastora abandonou a vida religiosa em 2017. Hoje ela mantém a si mesma e seus três filhos com a renda gerada pelo conteúdo produzido no OnlyFans. https://www.oliberal.com/ Fonte: Geral Notícias 

Lázaro Barbosa colocou fogo em uma casa numa fazenda baleou um morador e atirou em mais três pessoas

Segundo G1 de Goaiás, um homem de 32 anos suspeito de matar um casal e dois filhos atirou em quatro pessoas ao fugir de cerco policial em Cocalzinho de Goiás, na noite de sábado (12), segundo o tenente Álvaro Mota, da Polícia Militar do Distrito Federal. Lázaro Barbosa de Sousa não foi localizado até as 10h deste domingo (13). A polícia usa helicópteros e cães farejadores na busca, disse o policial. O oficial informou que ele entrou em uma fazenda na zona rual de Cocalzinho e baleou um morador. Em seguida, fugiu para outra propriedade e atirou em mais três pessoas, que estavam acampadas no local. Ele também colocou fogo em uma casa da fazenda. Os baleados estão com estado de saúde estável, segundo o policial. Informações do G1 de Goiás